terça-feira, 5 de outubro de 2010

Tiririca, o Mega Coeficiente.


Um dos assuntos mais comentados dos últimos dias é a vitória expressiva do “Palhaço” Tiririca nas urnas. Ele concorreu ao cargo de deputado federal pelo Estado de São Paulo. O fato, no Brasil, teve mais repercussão do que a questão do segundo turno na corrida pela presidência da república. Teve até mesmo nota na imprensa internacional!

Fico às vezes a me perguntar, a me questionar sobre tais acontecimentos e, não chego a encontrar respostas satisfatórias. Bom! Não estou questionando os mais de Um Milhão e Trezentos Mil votos dados a um personagem, a um ser fictício, a um homem que nem sequer existe de verdade. Sim! Não existe! Porque Tiririca não é Francisco Everardo, não é um cidadão cujos direitos e deveres permitem que ele possa estar gozando do direito de ser eleito. O candidato eleito foi uma representação de um ator.

A atitude da população em votar no personagem, isso eu até entendo! Muitas vezes tratasse de uma forma de protesto, de insatisfação. Contudo, parece-me que em muitos Estados alguns partidos já estão tirando proveito da insatisfação do povo com muita malandragem e inteligente, usando de estratégias melindrosas para galgar seus objetivos e que não nos faz enxergar a verdadeira palhaçada que está por trás de tudo isso.

A pergunta agora é: Alguém aí sabe quem são os outros candidatos que Tiririca arrastou devido ao Coeficiente Eleitoral ou Coeficiente de Votos? Ou melhor, Alguém sabe o que é o Coeficiente Eleitoral?

Bom! Quem votou em Tiririca talvez já tenha descoberto e agora possa me contar. Quem votou em Tiririca também acredita que “pior do que tá não fica”. Eu também acho que não, porém acredito que se continuar essa farsa, essa forma mascarada de eleger políticos ninguém mais vai se preocupar em apresentar propostas, basta apenas apostar em palhaços ou celebridades como trampolim para chegar aos seus objetivos.

Estão dando muita ênfase no fato de um suposto analfabeto ter sido eleito, mas estão deixando de falar dos letrados e capitalizados que maquinam essa situação e usa de uma velha estratégia Romana, a do Pão e Circo, para enganar o povo. Mas, quero fazer uma observação: Eles estão dando só o Circo, porque, do Pão, cada um vai ter de correr atrás.

Sou a favor da democracia, sou a favor da liberdade de escolha, contudo deveria haver a obrigatoriedade política em demonstrar ao povo como realmente funciona o seu Voto. É necessário que todos saibam que o VOTO não é apenas direto, mas também é indireto e coercitivo. Ops! Perdão! Quero dizer, Coeficiente e Partidário!


Denilson Cruz, Livre Pensador.

e-mail: limzurc@yahoo.com.br


Imagens extraidas do site: http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&q=tiririca&um=1&ie=UTF-8&source=og&sa=N&tab=wi&biw=1280&bih=590

Nenhum comentário: