quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Ateísmo, a "Ciência" de Deus.

As representações a respeito da figura do que pode ser Deus, são muitas. Bem como muitos são os dogmas que condicionam a mente humana e levam a humanidade ao conflito.
O Ateu, ora! O Ateu, para mim, é o indivíduo que não se submete a uma determinada Crença. Será? Ele acredita que o homem, o Ser Humano, é o centro do universo. Acredita que o Ser Humano existe independentemente de um Deus. Logo, ele Crê em uma força, ainda que humana!
Vamos lá! Por que o Ser Humano existe? Talvez não saibamos. Mas é sabido que para provar a existe de um Ser Humano é necessário que exista, pelo menos, um outro Ser Humano. Em suma, o indivíduo só existe porque o outro existe. A relação é clara.
Então, se só existimos porque o outro existe, logo é racional chegarmos a conclusão de que Deus só existe porque o Ser Humano existe.
Assim surgem questionamentos: O Ser Humano só existe porque Deus existe? E mais: O Ser Humano vive para manter Deus vivo ou Deus vive para manter o Ser Humano vivo? Creio que exista um equilíbrio.
Quando falo em deus, não me refiro ao deus que castiga, ao deus que se aborrece ou ao deus que cobra dízimo. Falo do Elo da existência em todas as coisas que existem no universo. Ou seja, o Vazio, o Tudo, o Nada, o Imensurável. Pois o Elo não tem forma, não tem nome, mas está presente em todas as coisas. Ele simplesmente É. E quando tentamos definir o absoluto, este deixa de ser absoluto e passa a ser mais uma conjectura, passa a ser o relativo.
E onde entra o Ateísmo nesta história? Bem! Apesar de não ser Ateu, eu creio que o Ateísmo prima pelo absoluto. Ainda que assim como muitas religiões, o Ateísmo defende também uma Crença.
Disse um mensageiro: No universo Tudo é Um. Ele disse também: O Ser é o Não Ser.
Não acredito nos Ismos, sejam eles quais forem, mas reconheço a sua existência. Afinal, não me ousaria tentar provar a INEXISTÊNCIA de algo, pois quando tentamos faze-lo, isso é uma prova de que ele já existe, ainda que não seja possível comprovar essa existência.

5 comentários:

Rommy disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rommy disse...

Diante de alguns conceitos que tornam deus tão mesquinho, tão particular...e tão pequeno, reduzido ao genero da inconsciencia humana muitas vezes entendo os que se dizem ateus... E talvez eles assim declarem-se por apenas não acreditar nessse deus que pintaram. Mas é preciso chamar à atençao pra isso, e você o fez muito bem ! O ELO presente em todas as coisas !

Anônimo disse...

Já conheço este seu texto, e o considero de muita perspicácia!

Um beijo!

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

O texto é, realmente, interessante. Parece um pouco de "Filosofísica" isso que você falou sobre o "Elo da existência".

Só uma pequena crítica: Apesar de eu achar que você o fez em linguagem figurada, tente não propagar o mal uso da terceira lei de Newton!

hehehehehehe

Abraço!