segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Estádio da Fonte Nova, quando o espetáculo virou tragédia. Ou, quando a tragédia virou um espetáculo?

Denilson Cruz



Se não tivéssemos uma desgraça a cada dia para ascender nossas notícias e aumentarmos nosso senso de advogados e juizes da justiça popular, o quê seria da democracia? O quê seria da sociedade? Coitada! Ficaria ela, a sociedade, livre a mercê da sua própria sorte, das suas próprias conclusões, buscando resposta para os fatos que ocorrem, mas, sem a grande ajuda dos meios de comunicação, que nos orienta corretamente, absorvendo e condenando os réus apontados pela impressa. Claro, a imprensa tem que fazer isso é o seu papel, pois a sociedade é ingênua, sim ingênua! Má informada e ignorante não! Ingênua!
Autoridade pública vive de inauguração em inauguração, buscando votos para garantir a eleição. Quanto a manutenção das obras colossais, bom! Ninguém lembra, não dá voto. Rapaz! Nem mesmo a nossa tutora, a imprensa, que nos incentiva a lotar os famigerados estádios de futebol, sem nos contar o que acontece nos bastidores, nos vestiários do jogo de interesses.
A Fonte Nova deveria estar interditada? Nossa! A imprensa já sabia das possibilidades e não nos disse nada? Eu não acredito. E na verdade eu concordo com todos aqueles que ocultaram a “tragédia anunciada”, para que parar o grande espetáculo da lotação futebolística? Se parar não dá ibope. E se parar a mídia pega! É, mas se cair a mídia come! Isso sim dá ibope.
Mas deixemos esse papo furado e vamos tratar de especular, quer dizer, procurar um culpado. Que a mídia nos ajude a achar um réu para o julgamento popular, e nos oriente, nós “o povo” que somos ingênuos e não sabemos andar sem estarmos de mãos dadas com a justiça da comunicação. Aliás, por falar em justiça, temos de agradecer ao atacante tricolor que perdeu o pênalti, pois se o mesmo tivesse convertido, a torcida iria sacudir o estádio e então, só Deus sabe o que teria acontecido.
Bom, eu sou do “povo” e preciso da mídia para me guiar. E do fundo do meu coração quero agradecer a algumas emissoras por terem nos ajudado, mantendo a todos informados, altamente apreensivos, vendo aqueles corpos ensangüentados estendidos no chão, ao vivo, sem podermos identificar se eram ou não nossos parentes e/ou conhecidos. Obrigado pela cobertura dada; por nos manter ligados, apesar de algumas pessoas terem se desligado quando viram as cenas, vejam só! Desmaiaram quando viram as imagens. Como puderam quebrar a corrente da audiência? Como puderam perder o espetáculo?
Vamos esperar a próxima notícia e acompanhar o arrastar dos furos e infiltrações da mídia. Se bem que furos e infiltrações podem causar tragédias, o estádio é prova disso. Mas, não com a mídia, essa sabe como ninguém transformar o velho no novo, pelo menos, até a próxima inauguração. E louvado seja o ex-governador Octávio Mangabeira, cujo estádio da Fonte Nova tem oficialmente o seu nome. Ele disse: Pense em um absurdo, a Bahia tem precedência!



Contato: limzurc@hotmail.com

Nenhum comentário: